CLAMOR 02 – ATÉ QUANDO, SENHOR?
CLAMOR 02 – ATÉ QUANDO, SENHOR?
1 Até quando, Senhor, te esquecerás de mim? Será para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto?
2 Até quando terei de lutar com a angústia em minha alma, com a tristeza em meu coração a cada dia? Até quando meu inimigo terá vantagem sobre mim?
3 Volta-te e responde-me, Senhor, meu Deus! Restaura o brilho de meus olhos, ou morrerei.
4 Não permitas que meus inimigos digam: “Nós o derrotamos!”; não deixes que se alegrem com meu tropeço.
5 Eu, porém, confio em teu amor; por teu livramento me alegrarei.
6 Cantarei ao Senhor, porque ele é bom para mim". Nova Versão Transformadora (NVT) – https://www.bibliaonline.com.br/
Hoje, quero compartilhar os comentários de Mc Nair (1956) sobre este salmo.
“DO GEMER AO CANTAR. Divide-se este salmo em três estâncias de dois versos cada uma. Na primeira há expostulação* produzida por ansiedade; na segunda, desejo expressado em oração; na terceira, exultação que vem da fé.
Na primeira estância nota-se “Até quando” quatro vezes. Na segunda, nota-se “para que não” (ou seu equivalente) três vezes. Na terceira, notam-se as repetidas alusões ao salmista e seu Salvador.
O salmo começa numa nota de tristeza e confiança, mas termina com regozijo e fé em Deus. Vemos pelos seus salmos que David muitas vezes tinha momentos de abatimento e desânimo, mas ele bem sabia para onde se dirigir em tais ocasiões.
As pessoas referidas no salmo são David, Jeová e o inimigo. Mas não havia mais ninguém? Desejávamos ter ouvido de alguns amigos simpáticos cujo amor fraternal tivesse contribuído alguma coisa para diminuir a tristeza com que o salmo começa. Se nós, porventura, temos alguns companheiros crentes que nos consolam, podemos dar graças a Deus por isso”. (MC NAIR, S. E. A Bíblia Explicada. 3ª edição – Teresópolis: Casa Editora Evangélica, 1956).
*Expostulação: Reclamação ou queixa feita perante a própria pessoa que praticou a ofensa. Pedido insistente.
Capelão Jared dos Santos – 10/10/2025
Comentários
Postar um comentário