BÍBLIA 49 – GRAVEM ESTAS PALAVRAS NO CORAÇÃO
BÍBLIA 49 – GRAVEM ESTAS PALAVRAS NO CORAÇÃO
DEUTERONÔMIO 11:18 - "GRAVEM ESTAS MINHAS PALAVRAS NO CORAÇÃO e na mente. Amarrem-nas às mãos e prendam-nas à testa como lembrança". Nova Versão Transformadora (NVT) – https://www.bibliaonline.com.br/ (grifo meu).
Deus nos orienta a gravar suas palavras no coração. Já ouvi pessoas falarem sobre as técnicas para decorar textos, mas nunca procurei conhecê-las apesar de ter dificuldade com isso. Então procurei no Google, e vejam só que interessante. (https://www.google.com/search?q=como+os+artistas+decoram).
“Os artistas decoram textos dividindo-o em partes, repetindo essas seções até a memorização, usando técnicas como a escrita manual do texto, a gravação da própria voz para ouvir depois, ou a colaboração com outras pessoas para "bater" o texto, ou seja, ouvir as falas dos outros para poder ensaiar as suas. Além disso, para uma memorização mais eficaz, é crucial compreender o significado das palavras e a motivação do personagem, e não apenas recitar um texto de forma mecânica.
Fragmentação: Dividir o texto em blocos menores, como frases ou cenas, para facilitar a memorização de pequenas partes de cada vez.
Repetição: Ler e repetir as partes do texto até que estejam gravadas na memória, concentrando-se em cada trecho até dominá-lo.
Escrita Manual: Reescrever o texto à mão, o que ajuda a fixar o conteúdo na memória.
Gravação de Áudio: Gravar a si mesmo lendo o texto ou as falas dos outros personagens, e ouvir essas gravações repetidamente.
"Bater" o Texto: Praticar com outra pessoa, onde ela lê as falas dos outros personagens como uma "deixa" para você responder com suas falas.
Associação: Criar histórias ou associações mentais com as palavras e cenas do texto para torná-lo mais vívido e memorável.
Compreender o Conteúdo: Ler o texto para entender o significado das palavras e a intenção do personagem, para que as falas não sejam apenas palavras vazias, mas tenham sentido e verdade.
Análise do Personagem: Entender a personalidade e motivações do personagem ajuda a dar contorno e emoção às falas, facilitando a memorização e a interpretação.
DICAS ADICIONAIS
Visualização: Tentar visualizar as cenas e o contexto em que o texto se insere pode ajudar o cérebro a reter a informação.
Prática e Repetição: A memorização de textos é um processo que melhora com a prática constante, exercitando o cérebro como um músculo”.
Minha sugestão é que você use uma ou mais dessas técnicas para atender o mandamento do Senhor: "GRAVEM ESTAS MINHAS PALAVRAS NO CORAÇÃO e na mente”.
Capelão Jared dos Santos – 16/09/2025
Comentários
Postar um comentário