MENSAGEM 02 - ORAÇÃO DE AGUR
Texto Básico: Provérbios 30:7 a 9
(Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH), Sociedade Bíblica do Brasil.)
Eu te peço, ó Deus, que me dês duas coisas antes de eu morrer: não me deixes mentir e não me deixes ficar nem rico nem pobre. Dá-me somente o alimento que preciso para viver. Porque, se eu tiver mais do que necessário, poderei dizer que não preciso de ti. E, se eu ficar pobre, poderei roubar e assim envergonharei o teu nome, ó meu Deus.
Mc Nair, S. E. (1956), em A Bíblia Explicada trás as seguintes palavras sobre Agur: Sabemos bem pouco do autor deste capítulo, nem que seu nome era Agur, pois a palavra significa “ajuntador”, e pode ser que este filho do tal Jakeh seja chamado aqui apenas o colecionador dos provérbios que o capítulo contém. Em todo o caso, Agur fez um discurso a uma audiência de dois, e, por suposto, um deles tomou apontamentos ou decorou as suas palavras, de maneira que temos assim um capítulo coordenado e inteligível, que em todos os tempos têm interessado bastante os expositores. (Mc Nair, S. E. A Bíblia Explicada. 3ª edição – Teresópolis: Casa Editora Evangélica, 1956).
O PERIGO DA MENTIRA
A mentira foi condenada por Deus quando Ele ditou os Dez Mandamentos a Moisés: “Não dê testemunho falso contra ninguém” (Êxodo 20:16) e “Não roube, não minta, e não engane os outros” (Levítico 19:11).
Paulo escrevendo aos Colossenses (3:9): “Não mintam uns para os outros, pois vocês já deixaram de lado a natureza velha com os seus costumes”.
O Diabo é apresentado por Jesus como sendo o pai da mentira, logo, os que mentem tornam-se filhos dele (João 8:44): “Vocês são filhos do Diabo e querem fazer o que o pai de vocês quer. Desde a criação do mundo ele foi assassino e nunca esteve do lado da verdade porque nele não existe a verdade. Quando o Diabo mente, está apenas fazendo o que é seu costume, pois é mentiroso e é pai de todas as mentiras”.
Em alguns casos, a mentira é “aceita”, mas é preciso ter muito cuidado. Por exemplo, esconder o diagnóstico de um paciente terminal. Raabe, a prostituta, mentiu escondendo os homens enviados por Josué para espiar a terra de Canaã, e foi colocada na genealogia de Jesus.
Via de regra, a mentira é um pecado e tem de ser evitada, e, porque não dizer, erradicada nas nossas vidas, pois mentir além de ser vicio, é um pecado nojento!
Precisamos aprender a orar como Agur: “Eu te peço, ó Deus, não me deixes mentir!”
O PERIGO DA RIQUEZA
O
dicionário Houaiss apresenta riqueza como sendo: “grande quantidade de dinheiro,
posses, bens materiais, propriedades”. Creio que ser rico não é pecado, pois
muitos homens de Deus foram ricos, por exemplo:
ð Abraão: “Abrão (posteriormente Abraão) era muito rico; tinha gado, prata e ouro” (Gênesis 13:2).
ð Davi: Quando Davi matou o gigante Golias era oferecido uma grande recompensa, veja o que está escrito em I Samuel 17:25: “Eles diziam: Olhem para ele! Escutem o seu desafio! Quem matar esse filisteu receberá uma grande recompensa: o rei lhe dará muitas riquezas, lhe dará sua filha em casamento, e a família do seu pai nunca mais vai ter de pagar nenhum imposto.” Davi não só matou o gigante Golias, mas, se tornou o grande Rei Davi.
ð Salomão: “O rei Salomão era mais rico e mais sábio do que qualquer outro rei, e pessoas do mundo inteiro queriam ir ouvir a sabedoria que Deus lhe tinha dado” (I Reis 10:23 e 24).
ð Jó: “Jó tinha sete filhos e três filhas e era dono de sete mil ovelhas, três mil camelos, mil bois e quinhentas jumentas. Tinha também um grande número de escravos. Enfim, Jó era o homem mais rico de todo o Oriente” (Jó 1:2 e 3).
O problema da riqueza não está no seu valor, mas sim no coração do homem. Neste caso cabe a pergunta: Onde está o seu coração?
Marcos narra no seu Evangelho (10:17 a 22) o encontro do moço rico com Jesus e conta que ele perguntou a Jesus: “Bom Mestre, que devo fazer para conseguir a vida eterna?” Jesus pergunta a ele sobre o respeito às leis e aos dez mandamentos, no que, prontamente, responde ter cumprido tudo fielmente. Marcos conta então que: “Jesus olhou para ele com amor e disse: Falta mais uma coisa para você fazer: vá, venda tudo o que tem e dê o dinheiro aos pobres e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga. Quando o homem ouviu isso, fechou a cara; e, porque era muito rico, foi embora triste.”
Esse é o grande problema da riqueza. Agur tinha exatamente essa preocupação. Ele não queria que o coração dele estivesse preso às riquezas, por isso ele orava dizendo: “...e não me deixes ficar nem rico nem pobre. Dá-me somente o alimento que preciso para viver. Porque, se eu tiver mais do que necessário, poderei dizer que não preciso de ti. E, se eu ficar pobre, poderei roubar e assim envergonharei o teu nome, ó meu Deus.”
Vivemos num mundo
capitalista onde o dinheiro é o comandante de tudo. Muitos vivem freneticamente
a ilusão de ficar rico jogando nas loterias, mas, deixando a palavra de Deus e
sua obra de lado. Tudo em busca do dinheiro. Aí está o perigo!
Onde está o seu coração? Na palavra de Deus? Em Jesus Cristo? Na sua obra? Ou será que está na sua riqueza? Qual é a sua riqueza? Jesus ou o dinheiro?
“Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado! Pelo contrário, o prazer deles está na Lei do Senhor, e nessa Lei eles meditam dia e noite.” (Salmo 1:1 e 2)
Os textos bíblicos foram copiados da Nova Tradução na Linguagem de Hoje da Sociedade Bíblica do Brasil.
Contato:
Comentários
Postar um comentário