MENSAGENS DIÁRIAS 01 - AS TEMPESTADES DA VIDA

AS TEMPESTADES DA VIDA
Presbítero e Capelão Jared dos Santos
https://mensagensdiariasjared.blogspot.com/

TEXTOS BÁSICOS
Mateus 14:22 a 33
Marcos 4:35 a 41

INTRODUÇÃO

Uma das coisas que mais tem chamado minha atenção no mundo em que vivemos é a quantidade e a velocidade com que temos sido cercados com problemas e dificuldades. Assusta-me a quantidade de suicídios e crimes seguidos de suicídios. Assusta-me a intensidade e gravidade de problemas que cercam as igrejas e seus membros.

Em João 16:33 (ARA) – Cristo nos diz: “No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo”.

Nos dois textos lidos encontramos uma mostra das tempestades que vivemos.

Mateus 14:22 a 33 – Encontramos o episódio de Jesus andando por sobre as águas. Os discípulos ao vê-lo se assustaram e gritaram: É um fantasma! Jesus intervém dizendo: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! Pedro, então pede para ir ter com ele, e diante da permissão começa a andar sobre as águas, mas diante do vento, teve medo e começou a submergir, pede socorro, Jesus o segura e diz: Homem de pequena fé, por que duvidaste?

Em Marcos 4:35 a 41 – Jesus toma um barco para passar do outro lado. Jesus, cansado, estava dormindo na popa sobre um travesseiro. Houve grande temporal sacudindo o barco. Todos ficaram com medo, e acordando Jesus disseram: Mestre, não te importa que pereçamos? Jesus, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! Então fez-se grande bonança. Jesus então lhes disse: Por que sois assim tímidos? Como é que não tendes fé?

O tema escolhido para a mensagem é: AS TEMPESTADES DA VIDA, de onde vamos meditar em três maneiras de enfrentarmos nossas aflições.

1ª - AS AFLIÇÕES SEM CRISTO

O barco ia longe, enquanto Cristo subia ao monte para orar. No mento que Cristo orava, o barco era açoitado pelas ondas porque o vento era contrário. Diz a Bíblia que na quarta vigília da noite foi Jesus ter com seus discípulos andando por sobre as águas, e os discípulos com medo exclamaram é um fantasma! e gritaram.

Quantas são, meus irmãos, as pessoas, que distantes de Cristo, gritam por ajuda? Quantas são, as pessoas que sem Cristo julgam como última solução o suicídio? Quantos clamam por ouvir de Cristo as mesmas palavras que ele disse aos seus discípulos “Tende bom ânimo, sou eu, não temais”.

As aflições de uma pessoa distante de Deus atingem uma proporção gigantesca. Não são apenas ondas, mas se tornam verdadeiros maremotos, verdadeiras tormentas.

2ª - AS AFLIÇÕES COM CRISTO, MAS SEM CONFIANÇA

No segundo texto, o de Marcos, vemos esta situação. Já era tarde e Cristo quis passar para a outra margem. Veio a grande tempestade e diz a Bíblia que as ondas se arremessavam contra o barco que já estava a encher-se de água. Jesus estava ali, com eles, e dormia sobre o travesseiro. Sendo despertado, repreendeu o vento, e disse ao mar acalma-te, emudece! E houve bonança.

Temos experimentado em nosso dia a dia a mesma condição descrita no Evangelho segundo Marcos? Temos aflições, temos Cristo, conhecemos a palavra e sabemos que Deus nos atende no momento certo, mas insistimos em ajudar Deus a resolver as coisas do nosso jeito e em nosso tempo.

Constantemente nos vemos na situação de merecermos as palavras de Cristo escritas no versículo 40 do capítulo 4 de Marcos: “Por que sois assim tão tímidos? Como é que não tendes fé?

Temos aflições, temos Jesus, mas continuamos com medo, incertos do futuro e a ansiedade bate em nossa porta e com elas, as enfermidades recorrentes da nossa falta de fé.

3ª - AS AFLIÇÕES COM CRISTO, MAS COM CONFIANÇA

Creio ser esta a situação da menor parcela da população brasileira. São poucos os crentes que conseguem dizer: “Graças a Deus eu vivo assim: com aflições, mas com fé em Jesus Cristo”. Creio que a maior parte dos crentes consegue viver muito bem com Cristo, mas sempre tentando dar uma ajudinha na solução dos problemas.

É difícil ao crente desalojado pela chuva, que tenha perdido todos os seus bens e possivelmente pessoas da família, dizer como Jó: “O Senhor deu, o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor!” Ou quem sabe, olhar para o assassino e estuprador da sua filha e dizer: eu te perdoo!

Pedro viu Jesus caminhar por sobre as águas e quis ter com ele. No meio do caminho, quando sentiu o vento forte teve medo e ouviu: “Homem de pequena fé, porque duvidaste!”

Uma questão para sua reflexão: Como você tem enfrentado as tempestades da vida? Em paz e confiando em Deus?

CONCLUSÃO

Eu tenho certeza de que todos nós já tivemos momentos de aflição em nossas vidas. Sei também que muitas outras aflições virão até o dia em que nos encontraremos com Jesus.

Cada dia inicia promissor para alguns, mas tenebroso como as grandes ondas do mar para outros.

Em qual dessas situações você tem se encontrado? Em qual dessas situações você está no momento?

Como você tem planejado vencer as tempestades da sua vida?

Lembre-se que CRISTO É O ÚNICO CAMINHO. Precisamos confiar totalmente nele. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BEM-AVENTURANÇAS 46 – FELIZES OS QUE MORREM NO SENHOR

MOTIVACIONAL 08 – LEVANTE-SE, E QUE SUA LUZ BRILHE